Como fazer tempero caseiro de cebola e alho?


Comida pra mim não pode ser sem graça, tem que ser bem temperada! Se tem uma coisa que adoro comprar são condimentos e temperinhos diversos! Gosto de ter variedade de temperos. Tudo porque gosto de comidas saborosas com temperos marcantes, entendem?


Mas ao mesmo tempo gosto de praticidade! Os dois alimentos mais usados para temperar nossas refeições são o alho e a cebola, estes são fundamentais pra se fazer uma boa comida, e dá pra temperar de tudo com eles. Mas vamos combinar que descascar estas belezinhas não é tão agradável, ainda mais com frequência, como eu que cozinho diariamente.

Pensando nisso resolvi aderir ao tempero caseiro de alho e cebola, fiz alguns testes até chegar nesta que trouxe pra vocês hoje, que é super fácil e fica muito bom. É outra coisa comer uma comidinha preparada com este tempero! Veja abaixo como eu faço:

Ingredientes

3 cebolas médias (sem casca)
3 cabeças de alho
1 erva de sua preferência ( desta vez utilizei salsinha 2 col de sopa)
Pimenta á gosto (eu usei pimenta do reino)
2 col de sopa de óleo ou azeite
meia col de sopa de sal



Preparo:

Bata tudo no multiprocessador (ou liquidificador) e pronto! Coloque num pote de vidro (com tampa) e guarde na geladeira!




Considerações...

1-Você pode usar a erva que quiser, ou até mesmo colocar mais de uma, e a quantidade fica á gosto. Quanto mais ervas mais verdinha é a coloração do tempero.

2-A mesma coisa vale para a pimenta, use qual preferir.

3-O óleo é o que dá a"liga" na hora de triturar no multiprocessador (ou liquidificador), se estiver com dificuldade para triturar acrescente mais um pouquinho de óleo.

4-Eu trituro bastante, pois gosto que fique com consistência mais pastosa.  Mas caso prefira pode deixar numa consistência mais grossa (em pedacinhos) batendo menos.

5-Você pode aumentar a receita acrescentando mais alho e cebola, para cada cebola a mais acrescente mais uma cabeça de alho.

6-Eu prefiro fazer sempre nesta quantidade que aqui em casa rende em média uma semana.

7-Importante: eu não uso o sal para "temperar" este tempero caseiro e sim para conservar. Caso queira usar o sal para temperar coloque sal á seu gosto, e assim não precisa acrescentar sal nos seus pratos. No meu caso prefiro eu mesma colocar o sal nos meus preparos para ter um controle maior da quantidade de sal.

8-Use o mesmo tempero por no máximo quinze dias conservando na geladeira sempre!!

9- Vidro para guardar: eu reutilizei um vidro que tinha pepino em conserva. Você também pode reaproveitar um vidro que você tenha em casa, como por exemplo de palmito.




Este tempero é maravilhoso! E pode ser usado para temperar de tudo!!

Espero que tenham gostado! Caso tenham alguma dúvida deixem nos comentários.




Comentários

  1. Uma amiga me deu um pouco de um tempero que ela comprou, os ingredientes são: Cebola, aolho e ervas finas, é o que fiz no rotulo. Acho que deve ser uma receita bem parecida com esta sua, adorei! Vou fazer e testar ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa!

    Faz sim, depois me conta o que achou!

    Obrigada por comentar!

    Beijos
    Aline

    ResponderExcluir

Postar um comentário